07 AGO 2023
Guararapes alerta a população sobre os cuidados à leishmaniose

Guararapes promoverá de 7 a 11 de agosto, a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, doença grave, transmitida por meio da picada do mosquito-palha e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão.

Com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a leishmaniose, o Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizará treinamentos com os agentes de endemias e agentes comunitários; serão motandas bancas informativas com distribuições de folders nas Unidades Básicas de Saúde e a distribuições de folhetos no centro da cidade.

A prevenção da leishmaniose visceral deve ser feita, por exemplo, na limpeza dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição (folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, locais onde os mosquitos se desenvolvem); destino adequado do lixo orgânico, a fim de impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos e a limpeza dos abrigos de animais domésticos, além da manutenção de animais domésticos distantes do domicílio, especialmente durante a noite.

Apesar de grave, a leishmaniose Visceral tem tratamento para os humanos. Ele é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os principais sintomas da doença são: febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

Nos cães, a doença causa emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas. O tratamento pode até resultar no desaparecimento dos sinais clínicos, porém eles continuam como fontes de infecção para o vetor, e, portanto um risco para saúde da população humana e canina.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024