13 NOV 2023
Alunos das escolas municipais do ensino fundamental participam das avaliações do SAEB 2023

A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Educação, realizará na próxima quinta-feira, 16, a aplicação da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais: Ivete Abdo, Adelmo Almeida e Dr. Antônio Pinto de Oliveira.

Para a avaliação, os alunos respondem questões com conteúdo das disciplinas de Português e Matemática, em formato de teste com gabaritos.

A prova tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e sua aprendizagem diante do conteúdo pedagógico ministrado durante o ano letivo, mas o sistema também avalia as condições pedagógicas e estruturais da gestão municipal. O SAEB é um dos principais indicadores da qualidade educacional do Brasil e o resultado oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais, sendo um importante componente do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Realizado desde 1990, o SAEB passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB - é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024