30 JAN 2017
EQUIPE DA PREFEITURA INTENSIFICA OBRAS APÓS FORTES CHUVAS
limpeza no Centro de Lazer

A chuva que caiu na semana passada alagou ruas e invadiu, aproximadamente, 70 casas, em Guararapes.

As obras para recuperar os estragos causados pelas chuvas já iniciaram.  Mas, não foram sós as ruas da cidade que alagaram. As estradas também foram bastante prejudicadas.

A estrada que liga Guararapes ao Ribeiro do Vale teve a ponte destruída pela força da água e os moradores do distrito ficaram ilhados. Engenheiros e o Diretor de Obras da prefeitura estiveram no local para avaliar os estragos.  A defesa civil foi acionada, e como a construção da ponte foi entregue em 2012, ainda está sobre a responsabilidade da empresa, que já foi notificada. A administração espera a decisão para que a ponte possa ser reconstruída. Por enquanto, a equipe de obras fez um caminho alternativo para que as pessoas possam transitar até Guararapes e Araçatuba. Somente no Ribeiro choveu mais de 300 milímetros em apenas um dia.

No sábado, 21, o prefeito Tarek Dargham autorizou horas extras para que a equipe pudesse trabalhar na estrada que liga Guararapes a Santa Maria, Boa Esperança, Jacutinga e Araçatuba. Nesta estrada, as tubulações foram arrancadas pela força da água. A equipe da prefeitura trabalhou pesado todos os estes dias para que os tubos fossem recolocados. A estrada já foi liberada para acesso.

Na Vila Medeiros também existe um problema de alagamentos em algumas ruas do bairro. No local foi aberto um canal para socorrer as galerias e evitar que a água da chuva entre nas casas. É uma solução de emergência até que se resolva o caso definitivamente.

O local onde funcionava o antigo viveiro da prefeitura recebe a captação da água da chuva, mas está assoreada por falta de manutenção. As galerias entupidas e cobertas de matos impedem a água de escorrer para o córrego Três Pontes, que passa dentro do horto florestal, desaguando no bairro industrial e causando os alagamentos.

Uma máquina foi enviada para fazer uma limpeza no fundo da lagoa que se formou e uma rede de tubulação será feita para interligar com a galeria da Antonio Prado. Isso vai evitar as enchentes deste bairro. As obras estão em andamento.

Na primeira semana da administração do prefeito Tarek Dargham, outra obra importante foi iniciada. No Centro de Lazer do Trabalhador, no bairro Copacabana, um imenso matagal tomava conta do “piscinão”, local onde faz a captação de água fluvial. Toda a água da rua cai dentro deste “piscinão” e vai direto para o córrego do Nascente. Com a limpeza, não corre o risco de inundações.

Somente do dia 15 a 20 de janeiro choveu 335 mm, mais que a média do mês inteiro que seria 250 mm.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024