06 AGO 2018
Campanha contra a raiva animal começa dia 10 de agosto em Guararapes

Quem tem cachorro ou gato em casa deve ficar atento. O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, irá realizar nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto e 06 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2018.

A expectativa é vacinar, gratuitamente, sete mil animais, entre cães e gatos, macho e fêmea a partir dos seis meses de idade.

A campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais.

Durante a vacinação, os donos devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal: o cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas. Dessa forma o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

A raiva é uma doença incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Confiras as datas e locais dos postos de vacinação:

DIA 10/08 – DAS 9H ÀS 11H E DAS 13H30 ÀS 16H30

- COMUNIDADE EVANGÉLICA MARANATA (RUA VILA NOVA)

- CRECHE VILA NOVA

- PRAÇA MOHAMED DARGHAM

- CENTRO COMUNITÁRIO COHAB

- CRECHE NEIDE ARRUDA HERNANDES (PORTELINHA)

DIA 17/08 – DAS 9H ÀS 11H E DAS 13H30 ÀS 16H30

- CREAS (PARQUINHO INDUSTRIAL)

- PSF TENENTE RIO BRANCO

- MADEIREIRA FLORESTA (AV. WASHINGTON LUIZ, 300)

- BAR DO MOACIR (RUA JOÃO B. P. MARQUES COM A RUA JOAQUIM P. DE OLIVEIRA

- IGREJA SANTO ANTÔNIO

DIA 24/08 - DAS 9H ÀS 11H E DAS 13H30 ÀS 16H30

- CRECHE SÃO JUDAS

- CAMPO DE FUTEBOL BAIRRO SÃO JUDAS

- PRAÇA EM FRENTE À PREFEITURA

- CENE

- ADELMO ALMEIDA

DIA 31/08 - DAS 9H ÀS 11H E DAS 13H30 ÀS 16H30

- PRAÇA PORTUGAL

- GINÁSIO DE ESPORTES

- TOGO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

- EMEB FRANCISCO ALMEIDA RIBEIRO

- DR. ANTÔNIO PINTO DE OLVEIRA

DIA 06/09 - DAS 9H ÀS 11H E DAS 13H30 ÀS 16H30

- GUARASATÉLITE

- ESCOLA ANTÔNIO SIMÕES (VILA MEDEIROS)

- ANTIGA ESCOLA SESI

- PRAÇA DOM ORIONE

- CENTRO DE LAZER

Posse responsável

A Educadora de IEC (Informação, Educação e Comunicação) Elaine Lagrotti, explica que paralelamente à campanha, a população estará sendo informada sobre a posse responsável.

Antes de adquirir ou adotar um animal de estimação é importante verificar se toda a família está de acordo e se você poderá pagar todas as despesas com alimentação, vacinas, vermífugos e cuidados veterinários durante toda a vida dele.

Abandonar ou maltratar animais é um ato cruel e criminoso – lei nº 24.645/34 e lei 9605/98.