17 OUT 2020
Outubro Rosa: Unidades Básicas de Saúde de Guararapes realizam ações para fortalecer a saúde da mulher
De 19 a 23 de outubro, por meio de agendamento, serão realizados exames de mamografia e papanicolau.

Os cuidados com a saúde da mulher devem ser prioridade durante o ano todo, mas é no Outubro Rosa que se reforçam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo de útero, aumentando consideravelmente as chances de cura.

Portanto, a partir desta segunda-feira (19), o Departamento Municipal de Saúde estará promovendo, nas Unidades Básicas de Saúde: Dr. Norman Storto (Postão), Dr. Akira Motomatsu, Antônio Simões e Casa de Saúde, a coleta do exame de Papanicolau, indicado às mulheres de 25 a 64 anos ou que tiveram algum tipo de alteração no exame no ano anterior. Já a mamografia é feito somente na Casa de Saúde, e recomendada na faixa etária de 40 a 69 anos.

Devido a pandemia provocada pelo coronavírus, os exames serão realizados de forma que não haja aglomerações, por meio de agendamentos até o dia 23 de outubro, das 7h às 16h, ou pelos agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares. Os documentos necessários são: RG, CPF e Cartão do SUS.

Câncer de mama

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

A mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, transmitido por via sexual.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

(Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA)

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000