Ir para o conteúdo

Prefeitura de Guararapes
Acompanhe-nos:
Rede Social PAGINA FACEBOOK
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
27
27 NOV 2020
Dezembro Vermelho e Dia Mundial de luta contra a Aids: Saúde de Guararapes disponibiliza testes rápidos de HIV e sífilis
O objetivo da ação é levar o alerta da doença e a importância do diagnóstico precoce; ações serão realizadas de 1º a 4 de dezembro.

Simbolizado por uma fita vermelha, o “Dezembro Vermelho” é uma campanha que visa alertar a população sobre os métodos de prevenção e tratamento precoce do HIV/Aids e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Esse mês foi escolhido, pelo Ministério da Saúde, em razão ao Dia Mundial de luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.

Com o objetivo de conscientizar a população, o Departamento Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde de Guararapes: Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu, estará realizando, no período de 1º a 4 de dezembro, testes rápidos de HIV e sífilis gratuitamente e de forma sigilosa. O atendimento será das 14h30 às 16h30.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Larissa Bertuzzo, reforça que os exames de sangue para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Sífilis, Hepatites B e C são realizados durante o ano todo nas unidades de saúde do município. Além disso, também são distribuídos preservativos de graça.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Entre as principais ISTs, estão: sífilis, HPV, hepatites virais, herpes genitais, entre outras. Enquanto algumas são facilmente tratáveis, outras não têm cura, como é o caso do AIDS, uma doença crônica potencialmente fatal, que acontece quando a pessoa infectada pelo HIV tem o seu sistema imunológico danificado pelo vírus.

Hoje, uma pessoa com HIV consegue viver melhor do que antigamente, mas é necessário que ela faça o uso de medicamentos por toda vida.

Para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, a Vigilância Epidemiológica recomenda:

- Usar preservativos (disponíveis em todas as unidades de saúde) em todas as relações sexuais;

- Não compartilhar seringas e agulhas (usuários de drogas);

- Utilizar materiais esterilizados e/ou individuais nos tratamentos de beleza (manicures, barbeiros e cabeleireiros) e exigir materiais esterilizados na colocação de piercings e tatuagens.

A conscientização e suas formas de prevenção é essencial para evitar a transmissão dessas doenças. Fora isso, é importante realizar consultas e exames frequentemente para, se for o caso, garantir um diagnóstico precoce e iniciar os tratamentos necessários o quanto antes.

 

brasão
PREFEITURA
GUARARAPES
REDES SOCIAS
PAGINA FACEBOOK
localizacao
Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000
horario
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às16h.
telefone
(18) 3606-8000
Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021
Seta
Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia