13 JAN 2022
Guararapes está com as inscrições abertas para as Oficinas Culturais do mês de fevereiro
A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Poiesis está com as inscrições abertas para as Oficinas Culturais – Formação para Interiores, com o objetivo de qualificar, fomentar e descentralizar a produção cultural.
Serão oferecidas cinco oficinas. Os encontros acontecerão ao vivo por meio de plataforma de reunião on-line. Os interessados devem ter a partir de 16 anos. As inscrições são feitas pela internet, com um link específico para cada oficina.
Todas as atividades são gratuitas à população e têm como horizonte o prazer da experiência, o convite à descoberta e o fascínio da criação.

Confira, a seguir, os cursos com inscrições abertas:

FREUD É MUITO BLACK MIRROR
Coordenação: Thiago Neres e Fábio Moreira Vargas
Datas e horários: 10/2, 18h às 21h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas – 60 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-alvo: interessados em geral
Link de inscrição: https://forms.gle/JRQ3yyNKPoA8HGhR8
Sinopse: Nesta oficina vamos mergulhar fundo em alguns episódios da série e analisar quais conceitos estão sendo tratados, como estão sendo tratados e o por que foram os escolhidos para estruturarem as narrativas em que se encontram. Vamos também analisar paralelos com a teoria escrita de Freud a partir de outras histórias clássicas que ele teve como base para suas teorias e como a série faz uso delas, para mostrar que Freud é muito Black Mirror.

ENCONTROS LÍRICOS COM O BARBEIRO DE SEVILHA, DE GIOACHINO ROSSINI
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: 16 e 17/2, quarta e quinta-feira, 18h30 às 20h30
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas – 50 Vagas
Seleção: primeiros inscritos
Público-Alvo: interessados
Link de inscrição: https://forms.gle/a8Pj32bpvrvVfrJD7
Sinopse: O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.

OFICINA: UMA BREVE EXPERIÊNCIA DE GRUPO
Coordenação: Julio Maciel (Grupo Galpão)
Datas e horários: 8 e 10/3, 18h30 às 20h30
Inscrições: 10/1 até 27/1 – 30 Vagas
Público-alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro.
Seleção: análise pela ficha de inscrição
Link de inscrição: https://forms.gle/YheERD5CFEHuDMWm7
Sinopse: A oficina tem como objetivo investigar algumas questões do fazer teatral hoje, através de práticas e trocas de experiências entre os artistas envolvidos: Como continuar produzindo arte? Quais possibilidades para a criação poderiam se abrir neste momento de isolamento? Como atenuar a falta da presença física na sala de ensaio? Como se sentir parte de um grupo e manter a energia para o trabalho de criação online? A partir destas perguntas, que devem permanecer abertas, vamos exercitar coletivamente nossa capacidade de jogo e interação no trabalho com a criação virtual.

OFICINA: GRUPO GALPÃO – UMA HISTÓRIA DE TEATRO
Coordenação: Eduardo Moreira (Grupo Galpão)
Datas e horários: 22 e 24/2, 18h às 20h
Inscrições: 10/1 até o preenchimento das vagas – 60 Vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Atores, estudantes, pesquisadores de teatro e das artes em geral.
Link de inscrição: https://forms.gle/QKWtFaJ11FDKTY486
Sinopse: A oficina ”Grupo Galpão – Uma história de teatro” propõe o cruzamento das montagens do grupo Galpão, feitas ao longo de quase 40 anos, com a história do teatro e seus diferentes gêneros e estilos. Passeando pela tragédia grega, os autos medievais, a Commédia dell’arte, o teatro popular e barroco, o teatro Elizabetano, a Comédia clássica, o teatro realista e a dramaturgia de Anton Tchékhov, o teatro épico de Brecht e a performance da cena contemporânea e as referências de trabalho de alguns dos principais encenadores brasileiros e estrangeiros com quem o Galpão trabalhou, a oficina vai relacionar tais tópicos com as montagens e workshops desenvolvidos pelo grupo.

OFICINA: A ENERGIA DA PALAVRA
Coordenação: Lydia Del Picchia (Grupo Galpão)
Datas e horários: 15 e 17/2, 14h às 16h
Inscrições: 10/1 até 27/1 – 30 Vagas
Seleção: Análise de ficha de inscrição
Público alvo: Atores, dramaturgos, músicos, estudantes e pesquisadores de teatro.
Link de inscrição: https://forms.gle/X9bbMvvrhBKcAgTo9
Sinopse: A oficina focaliza o estudo do texto e a emissão da palavra através de estímulos vocais e corporais, leituras de textos e poemas, propondo ao ator uma investigação sobre o entendimento daquilo que conecta o trabalho em sala ao momento da cena, desenvolvendo princípios como o jogo e a polifonia, de maneira que o participante possa desenvolver sua atenção, escuta, disponibilidade e concentração.