22 AGO 2022
Tradicional Festa do Folclore volta e é sucesso em Guararapes
Nos dias 20 e 21 de agosto, Guararapes sediou a tradicional Festa do Folclore, realizada pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo. Depois de dois anos sem ser acontecer, devido à pandemia da Covid -19, a Festa voltou com tudo. O evento aconteceu no Centro de Lazer do Trabalhador e reuniu a população da cidade, que apreciou apresentações artísticas típicas do folclore brasileiro.
No sábado à noite, o público embalou nas danças folclóricas das academias e do Projeto Municipal de Jazz. O encerramento ficou por conta da Orquestra Facmol de Pereira Barreto, que emocionou com um repertório variado de músicas dos clássicos do Rock internacional, e, claro, não poderia faltar os sucessos das músicas caipira e sertaneja.
Mas para prestigiar tanto talento, também foi preciso degustar as delícias da praça de alimentação preparadas com muito carinho por 14 entidades do município, como crepe, churros, bereguedé, doces, sucos, espeto de frango, hambúrguer, pastel, churrasco, lanche de pernil, açaí, sorvete, mini pizza, cachorro-quente, bebidas, batata frita e pão com linguiça mineira e porção de pururuca.
A moda de viola caipira, com a dupla Joãozinho e Salvandir, abriu a festa do folclore no domingo no horário do almoço.
O Guito, Tibério da novela Pantanal, foi a atração principal e mais esperada. Em homenagem ao cantor e ator, A Dona Jacira fez, com bambu e barro, a tapera da Juma, finalizada com os detalhes da casa da personagem.
A chuva que caiu um pouco antes da apresentação não espantou os fãs. Muito simpático, Guito tirou fotos, falou com a imprensa, cantou suas próprias composições e também canções de grandes artistas brasileiros.
Depois de duas horas de muita música, Guito finalizou sua presença com a famosa música Cavalo Preto, muito conhecida pelo público da trama da novela Pantanal.
Fechando à noite com chave de ouro, quem subiu ao palco foi o grupo Macaxera com o show de xote, baião e forró.
Para a diretora do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, a Festa do Folclore, além da importância cultural, também tem a importância do lazer, do entretenimento e social.