22 MAI 2023
Saúde abre inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo
O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), está com as inscrições abertas de 22 a 26 de maio, para o Programa de Combate ao Tabagismo, que tem como objetivo oferecer orientação, tratamento, acompanhamento e apoio aos fumantes que decidem parar de fumar.

As inscrições deverão ser realizadas no CAPS, localizado na Rua Tiradentes, 283, das 7h às 17h. Os telefones de contato para tirar dúvidas são: 3406 2228.

Os interessados irão participar de grupos terapêuticos e as sessões serão as quartas-feiras. Após este período, as sessões passam a ser quinzenais e depois os encontros são mensais por até um ano. O participante também passa por uma consulta médica onde é avaliado se há ou não necessidade do uso de medicação, oferecida pelo município.

O Tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
De acordo com o relatório elaborado pela Divisão de Controle do Tabagismo, a partir de informações encaminhadas pelas coordenações estaduais e municipais de controle do tabagismo, em 2018, o número de pacientes que buscaram o Sistema Único de Saúde para parar de fumar foi de 163.995. Em 2019, 210.941 fumantes procuraram ajuda na rede pública. Em 2020 houve expressiva redução no número de pessoas atendidas: 74.348, por conta da pandemia do coronavírus. Em 2021, 10.891 pessoas voltaram a buscar o tratamento para parar de fumar no Sistema Único de Saúde.