Em Guararapes os níveis dos reservatórios estão estáveis, mas, para evitar quedas futuras, a administração reforça o uso consciente de água e orienta a população a adotar práticas de economia diária, redobrando a atenção neste período de estiagem.
Assim, conforme o Art. 26 da Lei Municipal nº 4.066/2023, é proibido o uso de água para lavagem de quintais, calçadas e veículos durante a estiagem prolongada.
A prefeitura passará a emitir notificações aos moradores que apresentarem desperdício de água. Em caso de reincidência, será aplicada multa no valor de 50 UFMs (equivalente a R$ 231,70). A fiscalização ficará a cargo da equipe do Departamento de Engenharia e Saneamento Básico.
As ações de monitoramento e controle visam assegurar o mínimo de água disponível para as necessidades básicas da população, priorizando higiene, consumo humano e irrigação essencial. O Departamento Municipal reforça que a responsabilidade individual é parte fundamental da estratégia para atravessar o período de estiagem de forma mais segura.
Para denúncias e informações, a administração disponibiliza canais de contato: telefone (18) 3606 8006 e (18) 3406 1065. A comunidade é orientada a colaborar com relatos de desperdício ou uso inadequado da água, contribuindo para uma atuação mais efetiva das equipes de fiscalização.
Algumas ações simples para economizar água em casa:
Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.
Tome banhos mais curtos.
Repare vazamentos rapidamente (torneiras pingando, descarga que não para).
Use baldes para coletar água da lavagem de mãos ou da chuva para verter em plantas.
Evite usar mangueira para limpar calçadas; use vassoura ou pano.
Utilize baldes para o carro.
Junte o máximo de roupas para usar a máquina de lavar com sua capacidade total de uma só vez.