25 JUN 2019
Guararapes realiza “Dia D´ de vacinação contra a Febre Amarela
Vacinação acontece no dia 29 de junho; objetivo é vacinar quem não possui nenhuma dose.

Considerando o avanço da febre amarela e registros de casos confirmados e também de óbitos pela doença no Estado de São Paulo, os municípios irão intensificar a vacinação exclusivamente para as pessoas que não possuem nenhuma dose desta imunização.

Portanto, atendendo as recomendações do Ministério da Saúde, no dia 29 de junho, próximo sábado, a UBS Dr. Norman Storto (Postão) estará aberto no período das 8h às 16h.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Larissa Bertuzzo, o “Dia D” é uma medida preventiva e tem como objetivo antecipar a proteção para toda a população, caso a área de circulação do vírus aumente.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem:

• Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e fraqueza.

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

• Febre alta;
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • Eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

A vacinação é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é importante que todas as pessoas ainda não imunizadas aproveitem essa campanha e tomem a vacina.