18 JUL 2019
Prefeitura e COMDICA fazem parceria para a criação de projetos sociais

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) e a Prefeitura de Guararapes estão em parceria para a realização de projetos sociais que fazem parte das diretrizes definidas no diagnóstico apresentado durante a 11ª Conferência, neste ano de 2019, e tem como objetivo, além de colocar em prática as propostas, atingir o jovem que está em vulnerabilidade social.
     Os projetos serão custeados pelos recursos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente.

O Fundo tem a finalidade de financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente na área de criança e adolescente com monitoramento e aprovação do COMDICA. A criação dos Fundos foi prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente em seu art. 260.

Para colocar em prática, os projetos serão executados pelos Departamentos de Esportes e Cultura.

Nesta semana, teve início o “Projeto Futebol Social no Bairro”, onde está sendo levada aos bairros a prática do futebol, despertando a socialização, fortalecendo a saúde e proporcionando a disciplina, além de contribuir para o desenvolvimento físico e intelectual.

O projeto atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, de segunda a quinta, das 16h30 às 18h30 com duração de nove meses, sob a orientação de um professor de educação física.

Outro projeto que também será realizado pelo Departamento de Esportes é o “Domingo Recreativo no Bairro”, que consiste em apresentar uma alternativa de lazer e fortalecimento dos vínculos das famílias.

A atividade acontecerá duas vezes por mês em bairros diferentes, no período das 8h às 13h, e irá começar no dia 28 de julho, na Praça Ricardo Izar.

Por meio das atividades, as crianças e os adolescentes irão voltar no tempo com as brincadeiras de antigamente, como: amarelinha (tapete), jogo de dama, ludo, xadrez, pega varetas, beta, elástico, pula corda, golzinho de futebol, basquete e carrinho de rolimã.

A inclusão cultural será a implantação do projeto “Iniciação Musical para Fanfarra”, que tem como objetivo promover a educação musical e a prática coletiva da música e dança. O projeto atenderá 30 crianças e adolescentes de 12 a 17 anos de idade, com instrumentos de sopro, metal e percussão e 30 crianças e adolescentes com danças coreografadas. A data e os horários ainda serão definidos.

Na sexta-feira, 12 de julho, o prefeito Tarek Dargham deu início ao lançamento dos projetos, com a presença dos vereadores Célio Aparecido Rodrigues, Luzia Galvão, com o vice Alex Arruda, o diretor do Departamento de Esportes, Alessandro Laureto, a presidente do Conselho, Suely Marquini e demais membros e a primeira-dama Glória Dargham.