05 AGO 2019
Guararapes participa da Semana Nacional de Mobilização e Controle à Leishmaniose

O Centro de Zoonoses e a Vigilância Sanitária estarão realizando, no período de 5 a 9 de agosto, a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, com o objetivo de informar e mobilizar a população para a prevenção e o controle da doença.

As equipes de endemias irão percorrer casa a casa, fazendo o inquérito canino, que é a atividade de coleta de sangue dos cães para identificar a leishmaniose.

Segunda a educadora em saúde da VISA, Elaine Lagrotti, também serão realizadas diversas ações durante a semana. Haverá treinamento nas quatro equipes do Pacs e VISA; palestras educativas nas escolas municipais (Ivete Abdo, Aimone Sala e Zelma Venâncio, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social. As Unidades Básicas de Saúde vão distribuir panfletos contendo informações sobre a doença.

A Leishmaniose é transmitida ao homem por meio da picada do mosquito, após ter picado um animal infectado.

Para evitar a propagação da Leishmaniose, aconselha-se primeiramente evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Higiene e limpeza são fundamentais.

Em junho de 2019, a Vigilância Epidemiológica confirmou o primeiro caso de leishmaniose visceral em humano no município.