07 JAN 2020
Saúde alerta a população para o avanço da dengue
Em apenas seis dias o município registrou 22 casos positivos da doença.

Chuva, água parada e altas temperaturas! Combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti.

A regra básica é não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Além dos trabalhos realizados pelos agentes de endemias, é importante que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que somente o ano de 2019 foram confirmados 1.180 casos de dengue em Guararapes. Neste ano, no curto período de 1 a 6 de janeiro, o município já registrou 22 casos da doença e 25 notificações. A maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências.

Portanto, a Vigilância Sanitária está notificando os locais com larvas, e se houver reincidência o morador será multado. O valor da multa é de R$ 346,87 reais.

A prefeitura de Guararapes está montando estratégias para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue. Para isso, foram contratados mais quatro agentes de endemias e, além das visitas em imóveis e orientação que já vêm sendo feitas, os agentes irão trabalhar em horários alternativos: das 10h às 14h e das 15h30 às 17h30, para que as casas estejam abertas e os agentes possam realizar as vistorias.

Medidas recomendadas:

– Tampar caixas d'água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

Depois de chuva, pneus ao ar livre costumam ficar com água parada, local que o mosquito utiliza para colocar ovos;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água em pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.