24 JAN 2020
Campanha Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental e emocional

O Centro de Atenção Psicossocial de Guararapes (CAPS) estará realizando no dia 31 de janeiro, sexta-feira, uma passeata com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional.

O evento começa às 8h, no CAPS, com um café da manhã e às 9h a saída para a passeata, que irá percorrer o centro da cidade com a distribuição de panfletos.

A Campanha “Janeiro Branco” com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida” foi criada em 2014 para tornar o ideal de um mundo mais saudável em relação a tudo o que diz respeito à subjetividade dos indivíduos.

Os idealizadores da campanha perceberam um movimento da maior parte da população em relação às expectativas e desejos para uma boa saúde e bem-estar que surgem com a chegada de um novo ano. Desta forma, o mês de janeiro foi pensado estrategicamente para que seja o ponta pé inicial para fortalecer esses cuidados, através de esclarecimentos e conscientização da promoção de bem estar físico, social e mental e prevenção às doenças mentais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O CAPS, que fica localizado na Avenida Tiradentes, 283, Bairro Industrial, atende pacientes com transtornos mentais severos e persistentes e, também, dependência química. “Nosso principal objetivo é a redução de danos e o acompanhamento sistematizado destes pacientes”, comenta a enfermeira do CAPS, Heloísa Rossi.

No local são atendidos, em média, 150 pacientes apenas nas atividades de grupo realizadas durante a semana. Também possui atendimentos individuais como orientação psicológica, de serviço social e procedimentos de enfermagem.

O CAPS oferece oficinas terapêuticas com desenvolvimento de atividades artísticas como pintura, artesanatos em geral, música, relaxamento e terapias de grupo.

A equipe do CAPS é formada por assistente social, enfermeira, médico psiquiatra, psicóloga e terapeuta ocupacional.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes - SP - CEP: 16700-000