24 ABR 2020
Prefeitura de Guararapes publica decreto com flexibilização do funcionamento de determinados estabelecimento comerciais

Na tarde de ontem (23), o prefeito Tarek Dargham, juntamente com a procuradora do município, Carla de Nadai, e a diretora do Departamento Administrativo, Renata Bassani Dias, participou de uma vídeoconferência com o promotor de justiça, Bruno Orsini Simonetti, onde foi discutido a flexibilização do comércio de Guararapes, o que poderia ou não ser aberto, mas sem desrespeitar o decreto do governo do estado.

Portanto, por enquanto, ficam permitidas atividades que se enquadram nos setores como: Oficinas de consertos de bicicletas; lojas de materiais de construção; estabelecimentos comerciais de assistência técnica de produtos eletrônicos e as óticas, exclusivamente para atendimento de receitas médicas e consertos de óculos.

Durante a conversa, o promotor sugeriu para que a flexibilização de outras atividades comerciais fosse consultada pelo Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19. Hoje (24), será encaminhado um ofício ao Comitê com as solicitações de outros segmentos.

No decreto municipal nº 3.752 publicado ontem, 23 de abril, no Diário Oficial eletrônico, que autoriza a deliberação de alguns pontos comerciais, segue restrições que devem ser seguidas pelos comerciantes. Os estabelecimentos deverão ser abertos apenas meia porta e com bloqueio de acesso dentro do estabelecimento. Além disso, os proprietários deverão se responsabilizar pelo fornecimento de álcool em gel para os clientes, máscaras aos seus atendentes, bem como deverão manter o distanciamento social de no mínimo 1,5m entre uma pessoa e outra.

O decreto também recomenda que toda a população utilize máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas.

No entanto, mesmo com a liberação de uma pequena parte de estabelecimentos, o isolamento social ainda permanece em vigor até o dia 10 de maio.

Guararapes tem, até o momento, oito casos confirmados (dentro desses oito, quatro estão curados), três suspeitos e nove descartados.