17 JUN 2021
Alunos do polo da Univesp de Guararapes realizam projeto de educação ambiental
Projeto de reciclagem e resíduos sólidos foi implantado nas escolas municipais de Guararapes e Rubiácea.
Com o objetivo de estimular e conscientizar as futuras gerações sobre o meio ambiente e cidadania, os alunos de Gestão Pública, que estão em fase de conclusão do curso da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), polo em Guararapes, realizaram o projeto " Educação Ambiental por Meio da Reciclagem de Resíduos Sólidos" no ensino fundamental das escolas municipais de Guararapes e Rubiácea, buscando soluções para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do lixo na natureza.
A preocupação com a preservação ambiental tem sido cada vez mais o foco em debates sobre as condutas mais adequadas para minimizar os impactos que atividades industriais, comerciais e até residenciais podem causar no meio ambiente. Gerenciar resíduos é uma forma de promover a qualidade da separação e comercialização dos materiais e evitar danos ambientais e à saúde pública.
Os formandos de Gestão Pública, após amplo estudo e pesquisas sobre o processo de gerenciamento de resíduos, ofereceram material tecnológico, como vídeos ilustrativos e informativos, e os professores aplicaram em suas turmas, por meio do ensino híbrido imposto pela pandemia, onde os alunos realizaram uma diversidade de atividades, entre elas a produção de brinquedos.
“A equipe Univesp agradece aos gestores e educadores que aderiram e se envolveram no desafio, ensejando novas parcerias e entendendo a necessidade de ações coletivas para a sobrevivência de toda espécie”, ressalta a orientadora do polo da Univesp de Guararapes, Alessandra Camargo.
 O projeto faz parte da disciplina " Projeto Integrador", inserida semestralmente na grade curricular e visa incluir conhecimento acadêmico à responsabilidade social.