19 JUL 2021
Guararapes realiza poda das palmeiras para evitar a proliferação do bicho-barbeiro
A Vigilância Sanitária de Guararapes, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), iniciou nesta segunda-feira, 19, e vai até o dia 30 de julho, a poda de todas as palmeiras do município, com o objetivo de retirar o material que a própria palmeira imperial produz durante o ano, o qual serve de abrigo para o bicho-barbeiro, transmissor da doença de chagas. O trabalho é realizado anualmente.
As palmeiras são o habitat natural do inseto, pois ele se alimenta do sangue das maritacas que se abrigam no topo das árvores criando colônias. Portanto, as folhas das palmeiras são cortadas, é aplicado um inseticida no corte da palmeira evitando que o inseto migre para as residências. Posteriormente, os insetos encontrados são separados e encaminhados para laboratório da Sucen, onde é feita a análise para saber se o inseto está ou não contaminado.
A ação está sendo feita na Praça Mohamad Dargham e terá continuação na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Lazer, nas avenidas dos Bairros: Copacabana, Eurides Amaral, Princesa Isabel, Raquel Caldas e Gaudêncio José Pereira.
Além disso, as equipes de endemias estão percorrendo em um raio de 300 metros, onde estão sendo realizados os trabalhos, para orientar e distribuir panfletos educativos sobre o bicho-barbeiro.
O que fazer quando encontrar este inseto?
- Com as mãos protegidas por um saco plástico, coloque o inseto em uma caixinha de fósforo, vidros ou saco plástico vedados e encaminhar à Vigilância Sanitária.