A Prefeitura de Guararapes publicou nesta terça-feira, 17, um decreto municipal nº 3.956 liberando a chamada “Retomada Segura” das atividades econômicas sem limitação de horário e com 100% da capacidade, que inclui comércio, serviços em gerais, restaurantes e similares, bares, salões de beleza, academias, missas e cultos religiosos, com o distanciamento dentro e fora de 1 metro. Porém, o funcionamento dos estabelecimentos terá que seguir os protocolos sanitários, como álcool 70% e uso obrigatório de máscara.
Para a realização de eventos, convenções e atividades culturais os assentos terão que ser marcados, distanciamento de 1,5 metros entre os participantes, convidados, aferição da temperatura e apenas quatro pessoas por mesa.
Somente poderão executar música ao vivo os estabelecimentos com alvará específico emitido pela Prefeitura. Além disso, não poderá ter público em pé e a duração do evento terá tempo limitado.
As novas regras estabelecidas no município seguem o Plano São Paulo. O anúncio sobre o fim das restrições de horários para as atividades comerciais foi feito pelo governo do estado no dia 28 de julho, no Palácio dos Bandeirantes.
A medida acontece após quase um ano e cinco meses desde que a quarentena para combater o novo coronavírus foi decretada.