24 SET 2021
Outubro Rosa: Departamento Municipal de Saúde abre agendamento para exame preventivo
O Departamento Municipal de Saúde realizará a Campanha Outubro Rosa, mês dedicado em especial as mulheres na luta ao combate do câncer de mama e câncer de colo do útero, movimento que a cada ano ganha mais força com objetivo de levar conscientização.
Nos dias 2 e 23 de outubro, das 8h às 16h, atendimento exclusivo às mulheres entre 25 e 64 anos de idade e que não realizam o exame há pelo menos dois anos, para fazer o exame preventivo na Casa de Saúde Municipal. Para evitar aglomeração é necessário agendamento antecipado na Casa de Saúde, UBS Dr. Akira Motomatsu e UBS Dr. Norman Storto.
O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença.
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
Segundo os últimos dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 foram estimados 16.590 casos de câncer do colo do útero.
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024