30 NOV 2021
Saúde promove campanha de testagem de HIV e Sífilis
Ação ocorrerá no próximo sábado, 4 de dezembro. Além disso, será atualizada a carteira de vacina contra Covid-19 que estiver em atraso.
No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de luta contra a Aids e terá início a campanha “Fique Sabendo”, com o objetivo de levar informações à população sobre as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, formas de contágio, sintomas e tratamento.
Durante o período de 1º a 7 de dezembro, o Departamento Municipal de Saúde Guararapes estará realizando orientações e informações sobre as DSTs para a população em geral.
No dia 4 de dezembro, sábado, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Norman Storto (Postão) e Dr. Akira Motomatsu, acontecerá a testagem rápida de HIV e sífilis. Basta comparecer na unidade mais próxima, levando RG ou outro documento com foto, carteira do posto e carteira de vacina covid-19. Além disso, os profissionais da saúde estarão esclarecendo dúvidas relacionadas às DSTs/AIDS e também sobre como preveni-las.
Esses testes estão disponíveis o ano todo, em todas as unidades, mas durante a campanha são intensificados.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do município há algumas recomendações para evitar as ISTs:
- Usar preservativos em todas as relações sexuais – estes disponíveis em todas as unidades de saúde;
- Não compartilhar seringas e agulhas (usuários de drogas);
- Utilizar materiais esterilizados e/ou individuais nos tratamentos de beleza (manicures, pedicures, barbeiros e cabeleireiros) e exigir materiais esterilizados na colocação de piercings e tatuagens.

Vacinação Covid-19
Aproveitando o dia “D” da Campanha, o Departamento de Saúde estará vacinando contra a Covid-19, as pessoas que ainda não compareceram ao posto de saúde para completar a imunização.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024