Neste mês de fevereiro de 2022 é comemorado 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil. Diante disso, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo programou, no período de 14 a 16/02, uma exposição itinerante que irá passar em todas as escolas municipais, estaduais e particulares, ministrada pela graduanda de artes visuais e história da arte, Gislaine Castilho.
Serão abordados aspectos relevantes como obras, artistas, curiosidades desse movimento cultural que foi o divisor de água na arte brasileira.
A exposição conta com 08 painéis ilustrativos e uma dinâmica de interação entre a arte educadora e os alunos.
Segundo a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, após percorrer as escolas, a exposição ficará na Biblioteca Municipal e alguns dias na Prefeitura.
Marco do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna foi realizada nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, e reuniu ali alguns artistas e literatos de várias áreas e que se tornaram muito importantes para a história do modernismo, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti e Victor Brecheret.