12 SET 2022
Tuberculose: Campanha intensifica prevenção e busca ativa de novos casos
 A Vigilância Epidemiológica estará realizando no período de 12 a 26 de setembro a “Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose”, que tem como objetivo identificar precocemente os casos de tuberculose no município, para evitar a transmissão e para o alcance do controle da doença.
Em Guararapes são notificados novos casos todos os anos. Em 2020 foram 04 casos, em 2021 foram 08 e em 2022 já são 05 casos até o momento e que seguem em acompanhamento.
Estima-se que ao longo do ano, 1% da população apresente tosse por mais de três semanas. Portanto a meta de sintomáticos respiratórios a ser investigada no município é cerca de 329 pessoas (população: 32.939) devem realizar o exame de escarro no ano.
As pessoas com tosse há três semanas ou mais poderão procurar o posto de saúde mais próximo para receber informação e coletar o exame, se necessário. Os agentes de saúde também estarão fazendo buscas por pessoas com sintomas por meio das visitas realizadas nas residências.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).
Existem formas graves da doença. Por isso, quanto mais rápido é o diagnóstico, melhor.
O exame e o tratamento são de graça e oferecidos o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa.
A tuberculose é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria.
Compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.