03 OUT 2022
Saúde promove ação preventiva contra o câncer de colo de útero
O Departamento Municipal de Saúde irá realizar a Campanha de Preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau), no próximo sábado, 8 de outubro, das 8h às 16h, na Casa de Saúde da Mulher e na UBS Dr. Akira Motomatsu.
Mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos (grupo preconizado pelo Ministério da Saúde) estão convidadas a comparecer com o cartão do posto, cartão do SUS, RG e CPF. Não será necessário agendamento prévio.
A Coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Cristiane Cunha, explica que no dia da coleto do preventivo a mulher não pode estar menstruando e não ter relações sexuais dois dias antes do exame. “É importante a participação das mulheres na campanha. Quanto antes o diagnóstico for feito maior a chance de sucesso em qualquer tratamento”, destaca Cristiane.

Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.
A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões (desgaste por atrito ou fricção) microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.
Por isso, o exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública e sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.
Fonte: Inca (Instituto Nacional de Câncer)