Devido ao calor excessivo e 89 dias sem chuva, o nível da Represa Municipal está 1 metro mais baixo. Isso significa que são 12 milhões de litros de água a menos.
Por conta da situação, a Prefeitura faz um alerta para o uso moderado da água, principalmente no final de semana, pois é o dia de mais consumo. Segundo a Estação de Tratamento de Água (ETA), a população passou de 9,2 milhões de litros para 9,8 milhões de litros de consumo de água por dia.
Para que não falte água na torneira de ninguém, as recomendações são para adoção de medidas que podem significar também economia na conta de água. Para evitar o desperdício, o Departamento de Engenharia e Água e Esgoto dá dicas de economia para a população. No banho, o ideal é fechar o registro ao se ensaboar e tomar banhos de até cinco minutos. Na cozinha, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Feche para ensaboá-los e só abra novamente para novo enxágue. Ao lavar calçadas e quintais, adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira. Outra dica importante é usar um regador para molhar as plantas, invés de utilizar a mangueira.