Guararapes deu início a um projeto-piloto que visa facilitar o deslocamento de estudantes do ensino superior que residem na cidade, mas estudam em Araçatuba ou Andradina. O Projeto Piloto de Concessão de Passe Diário, instituído pelo novo decreto, permitirá que esses estudantes recebam subsídios, dependendo da disponibilidade orçamentária local, durante um período experimental de seis meses.
O projeto prevê que os valores referentes ao passe diário sejam transferidos para os estudantes por meio de um cartão magnético personalizado ou depósito em conta, com base na média das tarifas de transporte.
Os critérios para ser beneficiado incluem comprovação de residência em Guararapes, frequência mínima de 75%, e que o estudante não receba outros benefícios municipais. O início da concessão dos passes está programado para setembro de 2025, após a coleta de manifestações de interesse e documentos dos alunos até o fim de agosto, no Setor de Transportes, localizado dentro da Escola de Bordados, na Rua Waldemar Queiroz, 1.
A responsabilidade pela execução e fiscalização do projeto recai sobre o Departamento de Educação, em colaboração com os departamentos de Finanças e Planejamento.
Ao término do período experimental, um relatório técnico avaliará a demanda atendida, os custos operacionais, a satisfação dos beneficiários e o impacto social e pedagógico da medida. Com base nessas avaliações, o projeto poderá ser prorrogado ou transformado em uma política pública permanente, potencializando o acesso à educação para estudantes universitários.