A Prefeitura de Guararapes promoverá, entre os dias 27 e 30 de janeiro, o “Arrastão Contra a Dengue”, uma ação voltada à eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho de combate será realizado a partir das 7h da manhã, abrangendo cinco bairros da cidade: Guararapes III, Francisco Antoniolli, Residencial Santo Antônio, Tenente Rio Branco Antunes e Conjunto Habitacional José Garcia.
Durante o arrastão, os moradores dessas regiões devem colocar nas calçadas materiais que possam acumular água, como latas, pneus, garrafas PET, garrafas retornáveis, lonas, sacolas plásticas, pias, tanques, vasos sanitários, pratos de plantas, fogões e geladeiras velhas, entre outros. Galhos e entulhos de construção não serão recolhidos.
Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, o Índice de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizado em janeiro de 2026 apontou 3,67, número acima do limite considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 0,5. Até o dia 22 de janeiro, o município já registra quatro casos positivos de dengue.
A ação busca conscientizar a população e reforçar a importância da colaboração de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.