O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está com inscrições abertas para o Programa de Combate ao Tabagismo. A iniciativa busca orientar, tratar e acompanhar pessoas que desejam abandonar o cigarro, oferecendo apoio integral durante todo o processo.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 18 e 27 de fevereiro, diretamente no CAPS, localizado na Rua Tiradentes, 283, das 8h às 13h. O início das atividades está previsto para o dia 4 de março.
O programa é estruturado em grupos terapêuticos, que se reúnem semanalmente nas primeiras etapas. Com o avanço do tratamento, os encontros passam a ser quinzenais e, posteriormente, mensais, com duração total de até um ano.
Além das sessões em grupo, cada participante passa por avaliação médica individual, que define a necessidade ou não do uso de medicação — fornecida gratuitamente pelo município.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) classifica o tabagismo como uma doença crônica (dependência de nicotina) causadora de mais de 50 doenças, incluindo câncer e doenças cardiovasculares.
O tabagismo causa, em média, 477 mortes por dia no Brasil. A inalação da fumaça envolve mais de 4.720 substâncias tóxicas, incluindo as cancerígenas.
O fumo passivo também é um grande risco, causando doenças pulmonares e cardiovasculares em quem convive com fumantes.