O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Guararapes está funcionando novamente. Desde o dia 05 de abril de 2017 foram realizadas nomeações de novos membros através da portaria nº 7.732. A posse destes novos membros foi feita no dia 12 de junho, juntamente com a primeira reunião ordinária. Os membros titulares do CMMA são:
Aline Gaparini Hernandes
Claide Gonçalves de Oliveira
Carla Cristina Pitori Yamamoto
Dora Leila Henrique
Luciane Maria Antoniolli Raniel de Morais
Capitão PM Adriano Jesus de Andrade
Silvio César Arias
José Arlindo de Oliveira
Fernando Batistela
Jaqueline Damico Lisboa
Vinicius de Biagi Aguiar
Leandro Melanin Delalata
A função do Conselho é opinar e assessorar o poder executivo órgão ambiental municipal nas questões relativas ao meio ambiente. O Conselho não tem a função de criar leis. Isso compete ao legislativo municipal, ou seja, à Câmara de Vereadores. Mas pode sugerir a criação de leis, bem como a adequação e regulamentação das já existentes, por meio de resoluções, quando isso signifique estabelecer limites mais rigorosos para a qualidade ambiental ou facilitar a ação do órgão executivo. Não tem poder de polícia. Pode indicar ao órgão ambiental municipal a fiscalização de atividades poluidoras, mas não exerce diretamente ações de fiscalização.
Os conselheiros municipais de meio ambiente são pessoas que agem de forma voluntária em benefício da melhoria da qualidade de vida e, portanto, não recebem pagamento pelos serviços prestados.