Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Guararapes
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAI
10
10 MAI 2019
Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes contará com ações

“FALAR SOBRE O ASSUNTO É A MELHOR MANEIRA DE PREVENIR”.  Esse foi o tema da palestra realizada na quarta-feira, 08, para falar sobre o Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, promovido pelo COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Departamento de Assistência Social, Departamento de Educação e Conselho Tutelar, aconteceu no salão do CRIE e contou com 217 participantes entre a rede municipal de ensino e a rede de atendimento às famílias, crianças e adolescentes.

A palestra foi ministrada pelo advogado, especialista em promoção do Desenvolvimento Infantil e em Liderança Executiva em Desenvolvimento Infantil, Alexandre Gil de Mello, que abordou sobre os sinais onde há indícios de violência sexual, tanto dentro de casa quanto na escola, em relação ao comportamento quieto, desatento e até mesmo agressivo da criança.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

A violência sexual não é somente praticada por homens, segundo o advogado, 70% são homens e 30% são mulheres.

Durante a palestra o advogado também falou sobre a importância dos pais mostrarem para seus filhos como lidar com a rede social, já que, infelizmente, os pedófilos criminosos viram na rede mundial de computadores uma ótima oportunidade de abordar suas vítimas.

Também participaram a diretora do Departamento de Assistência Social e presidente do Conselho, Suely Marquini, a coordenadora municipal de ensino, Leia Venturian e a presidente do Conselho Tutelar Adriana Rusafa.

Ações – 13 a 17 de maio

Serão realizadas apresentações da peça teatral infantil “O Segredo de Léo”, da Cia. Bom Humor de Araçatuba, em diversos bairros da cidade, com direito à pipoca e algodão doce.

As escolas da rede municipal de ensino também irão participar com materiais feitos em salas de aula.

A programação será da seguinte forma:

13/05 (segunda-feira) – às 19h, Praça Ricardo Izar, Bairro Clineu de Almeida.

14/05 (terça-feira) – às 19h, Praça Dom Orione, Bairro Copacabana.

16/05 (quinta-feira) – às 19h, UBS Antônio Simões, Bairro Vila Medeiros.

17/05 (sexta-feira) – às 8h30 acontecerá uma passeata com as crianças das escolas, que sairá da Prefeitura até a Praça Nossa Senhora da Conceição. Às 19h, teatro em frente à Creche Dr. Joaquim Marques de Oliveira, Bairro Francisco Antoniolli.

As ações têm como objetivo sensibilizar, conscientizar e informar sobre a temática “Abuso Sexual Infantil”, proporcionando o fortalecimento de estratégias de enfrentamento às situações de violência no município.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia oficial para que a população brasileira se una e se manifeste contra este tipo de violência.

 

brasão
PREFEITURA
GUARARAPES
localizacao
Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000
horario
Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às16h.
telefone
(18) 3606-8000
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia