14 AGO 2019
Guararapes realiza mais de 500 castrações de animais em mutirão
As castrações de cães e gatos seguem a todo vapor no Canil Municipal.

Para reduzir o número de animais abandonados em Guararapes, a Prefeitura, por meio do Centro de Zoonoses e a Associação Amigos dos Animais, disponibiliza o serviço de castração gratuito em cães e gatos.

Em um mutirão realizado no começo do mês de junho deste ano, foram feitas 527 castrações em animais, em apenas 60 dias. As cirurgias ocorreram no Canil Municipal. Para melhorar o atendimento dos animaizinhos, o Canil passou por uma reforma, ampliação, construção e recebeu novos equipamentos. Além disso, foi feita a contratação temporária de mais um médico veterinário para ajudar nos procedimentos.

As castrações continuam a todo vapor. Os interessados devem procurar, primeiramente, a Vigilância Sanitária, na Avenida Tiradentes, 435, Jardim Industrial, para o preenchimento do cadastro, onde o tutor do animal receberá as instruções necessárias antes da cirurgia.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Outras informações: 3606 2616.

Maus-tratos contra animais é crime. É lei!

Para punir com mais rigor quem comete violência contra animais domésticos, a Prefeitura de Guararapes criou um projeto de lei que dispõe sobre a aplicação de multas aos infratores.

Os atos de crueldade e maus-tratos mais comuns são:

- abandono;

- manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;

- deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;

- envenenamento;

- agressão física, covarde e exagerada;

- mutilação;

- utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;

- Não procurar um veterinário se o animal estiver doente.

A pena de multa estabelecida será arbitrada pelo agente fiscalizador com base nos critérios definidos pela Lei, no valor que varia de R$ 333 a R$ 667 reais.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3606 2616.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes - SP - CEP: 16700-000