UFM 2019 - R$ 3,3382

20/08/2019 às 11:04:00
Show com o grupo Demônios da Garoa encerra a Festa do Folclore com chave de ouro
Nos dois dias de festa mais de quatro mil pessoas passaram pelo Centro de Lazer.

Alegria e admiração foram os sentimentos visíveis nos olhos das pessoas que estiveram na tradicional Festa do Folclore, que aconteceu no Centro de Lazer do Trabalhador, nos dias 17 e 18 de agosto.

Segundo a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, nos dois dias de festa, mais de quatro mil pessoas passaram pelo local.

O ritmo do samba embalou o público no domingo (18), no último dia da grande festa. O grupo Demônios da Garoa fez um belíssimo e empolgante show. Com clássicos como Iracema, Trem das Onze e Samba do Ernesto, Demônios da Garoa trouxe ainda um repertório repleto de homenagens a músicos brasileiros. Todos tiraram o pé do chão e caíram na folia com marchinhas de carnaval embaladas no repertório.

O grupo vocal-instrumental mais antigo e atuante do Brasil completa, neste ano, 76 anos de carreira.

Mais cedo, durante o almoço, na praça de alimentação, quem se apresentou foi a dupla Joãozinho e Salvandir, com músicas raiz.

Durante a noite teve a apresentação das Companhias de Santos Reis e, em seguida, o instrumentista Anderson Maurity encantou ao som da sanfona e vários ritmos musicais.

No sábado, 17, o público compareceu para prestigiar e se encantar com as apresentações de danças folclóricas da Academia Logos, Academia Boa Forma, Grupo Swing e Projeto Municipal de Dança, com os temas “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, personagem da boneca “Emília”, “O circo kids”, Carimbó, “Solta o forró” e “Banho de Cheiro”.

Em seguida o grupo de Maringá “Os Lusíadas” subiu ao palco. A atração mais esperada da noite completa 51 anos, e é responsável pela celebração da dança e da música portuguesa por meio dos trajes, músicas e instrumentos.

A Festa do Folclore também teve o talento e a sensibilidade de quem faz lindos objetos com as mãos, como o artesão P.A Lopes. Com madeira descartável uma mini máquina de costura faz os movimentos de uma máquina de verdade. O artesão também fez do coco e a linha de pesca como materiais para a confecção de um violino chinês.

A biblioteca Municipal montou um espaço especialmente para as crianças se divertirem pintando e lendo livros relacionados ao Folclore. E teve ainda a exposição da Folia de Reis.

Quinze barracas fizeram parte da festa. Entre as Instituições que participaram estão: Fundação Mirim, ELAS, Instituto Nossa Senhora de Fátima, Igreja Matriz, CRIE, Educandário, Centro Social Escadinha do Céu, Fundo Social, Lar Feliz, Rotaract, Interact, Santa Casa, Clube dos Treze, Demoley e Casa Abrigo. Uma praça de alimentação com variados tipos de pratos e bebidas. Toda a venda será revertida para as próprias instituições.

A Festa do Folclore é uma realização da Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, em parceria com o Sesc de Birigui, Sicredi, Sescoop/SP, SicoobCoobcred e Unimed.