UFM 2019 - R$ 3,3382

05/09/2019 às 10:04:00
Servidores da saúde participam de treinamento sobre a prevenção do sarampo

O Departamento Municipal de Saúde realizou, na sala de reuniões do Postão, um treinamento sobre o sarampo direcionado aos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiras e auxiliares de enfermagem, juntamente com a chefe da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Carla Pitori, e com a Educadora de IEC – Informação, Educação e Comunicação, Elaine Lagrotti.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira da VE, Larissa Bertuzzo, que enfatizou a situação epidemiológica da doença no estado de São Paulo; como proceder a uma suspeita de sarampo e a importância da vacinação. Ações serão tomadas imediatamente, como: busca de pessoas sem a vacina contra o sarampo, por meio dos agentes em suas visitas e no atendimento em todas as Unidades de Saúde. Entre as orientações está que todos os trabalhadores dos serviços estejam vacinados.

Guararapes não tem casos registrados da doença, mas o município está em alerta. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados brasileiros.

O levantamento divulgado, nesta quarta-feira (4), pelo MS, apontou também quatro óbitos em decorrência da doença: três mortes no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.