12 NOV 2019
Segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo inicia dia 18

O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes vai iniciar no dia 18 de novembro, próxima segunda-feira, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Nesta nova fase, o público alvo será os adultos de 20 a 29 anos que ainda não receberam a dose da vacina. São duas doses com intervalo mínimo de 30 dias, caso tenha de um ano até 29. Quem tomou apenas uma das duas doses, também precisa completar a caderneta de vacinas. As pessoas maiores de 30 anos e menores de 49, recebem apenas uma dose.

Do dia 18 a 29 de novembro, a vacinação será realizada na UBS Dr. Norman Storto (Postão), das 7h às 16h30.

No dia 30 de novembro, no sábado, a UBS Dr. Norman Storto (Postão) e a UBS Dr. Akira Motomatsu vão estar abertas para a campanha, no período das 8h às 17h.

A transmissão do vírus ocorre por meio de tosse, fala, espirro e até pela respiração, podendo ocorrer no intervalo de quatro dias antes ou após a aparição de manchas vermelhas pelo corpo da pessoa infectada. Entre os sintomas está mal-estar intenso, irritação nos olhos, nariz entupido ou escorrendo e febre acompanhada de tosse.

No início, de três a cinco dias após o contágio, pode aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, depois as manchas se espalham pelo corpo.

A primeira fase foi realizada de 07 a 25 de outubro com foco nas crianças menores de cinco anos.