21 JAN 2020
Prefeitura reforça ações na luta contra a dengue

Na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento de Saúde, está criando ações estratégicas de combate à doença, mobilizando toda a população e despertando a consciência sobre a importância de intensificar esse trabalho, ainda mais no período de chuva e altas temperaturas. Desde o início do ano, o município registrou 185 casos positivos de dengue.

Uma reunião realizada na segunda-feira, 20, reuniu o prefeito Tarek Dargham, a diretora do Departamento de Saúde, Cristina Galhardo com os representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), articuladores da Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica do Estado, Vigilância Sanitária, enfermeiras PACs, representantes do Instituto Adolfo Lutz e Santa Casa de Guararapes, em relação ao controle e prevenção dos casos de dengue no município.

A partir de agora, além do horário normal de trabalho, os agentes de endemias e agentes comunitários irão fazer as vistorias nas residências todas as quartas e quintas-feiras, das 10h às 19h30, com o objetivo de reduzir a incidência de imóveis fechados durante as visitas rotineiras. “Existe uma grande quantidade de domicílios visitados que os agentes não conseguem ter acesso porque nenhum morador está presente”, explica a chefe de seção da VISA e Zoonoses, Carla Pitori.

Amanhã (22), os profissionais vão percorrer os bairros com índice de maior infestação de dengue: Guararapes III, Francisco Antoniolli, Tenente Rio Branco Antunes e Conjunto Habitacional José Garcia.

Na quinta-feira (23), os bairros visitados serão: Jardim Aeroporto e Industrial.

Ao todo 30 profissionais irão participar desta ação para identificar os criadouros, eliminá-los mecanicamente e orientar o morador para deixar a casa livre de qualquer possibilidade de reprodução do mosquito.

Além disso, a Vigilância Sanitária irá fazer as notificações em locais com larvas, e se houver reincidência o morador será multado. O valor da multa é de R$ 346,87 reais.

Sala de hidratação

Nas Unidades Básicas de Saúde: Dr. Norman Storto (Postão), Dr. Akira Motomatsu e Antônio Simões foram montadas salas de hidratações para atender os pacientes com dengue. Os pacientes que procurarem uma das UBS's, apresentando sintomas da doença, serão encaminhados para a sala de hidratação.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Maria Cristina Galhardo, o município está abastecido com medicações e equipamentos necessários.

Essa é uma das medidas preventivas contra a dengue que o município realiza, ressaltando que o paciente ao sentir febre, dores no corpo, de cabeça e articulações procure a Unidade de Saúde mais próxima para iniciar o tratamento.

Terrenos

Com o grande número de terrenos com mato alto, tanto particular quanto público, o prefeito Tarek Dargham autorizou a contratação de uma empresa para a realização de serviços de manutenção e conservação da limpeza urbana.

A prefeitura já está aplicando, por meio dos fiscais de postura, autos de infração para aqueles contribuintes que não realizarem a limpeza de seus terrenos. Constando a irregularidade, o proprietário do terreno é notificado e tem o prazo de cinco dias, determinado por lei, a contar da data de recebimento, para realizar a limpeza, caso contrário, a Prefeitura realiza a limpeza e o dono do terreno sujo tem de arcar com os custos no valor de R$ 2,08 o metro quadrado, além da multa de R$ 173,43 por lote e elevada o dobro no caso de reincidência.