13 MAR 2020
Saúde intensifica busca de casos de tuberculose no município

O Departamento Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira, 16, a “Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose” com o objetivo de identificar precocemente os casos de tuberculose no município, para evitar a transmissão e para o alcance do controle da doença.

Durante o período de 16 a 30 de março, os agentes comunitários de saúde estarão fazendo buscas por pessoas com sintomas por meio das visitas realizadas nas residências.

Porém, as pessoas com tosse há três semanas, ou mais, poderão procurar o posto de saúde mais próximo para receber informação e coletar o exame, se necessário. Em caso confirmado será encaminhado para a Vigilância Epidemiológica para acompanhamento e tratamento. O exame e o tratamento são de graça e oferecidos o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em Guararapes as notificações de novos casos de tuberculose acorrem em todos os anos. Em 2016: 07 casos foram diagnosticados; 2017: 08 casos, em 2018: 03 casos; 2019:03 casos e em 2020 seguimos com 01 caso em acompanhamento.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). Os sintomas são: tosse, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

A doença é transmitida de uma pessoa para a outra pelo ar. Em situações comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria.
Compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.

A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes - SP - CEP: 16700-000