11 MAR 2020
Biblioteca monta espaço de leitura especialmente para as crianças

A Biblioteca Municipal “Guilherme de Almeida” de Guararapes possui, agora, um espaço especialmente criado para o público infantil.

Aproximadamente dois mil exemplares, a maioria acervo infantil, foram doados pela Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral” de Araçatuba, sob a responsabilidade da bibliotecária Renata Ribeiro de Lima. Essa iniciativa é uma prática que vem sendo realizada entre as bibliotecas do interior para o fortalecimento da prática pela leitura.

A partir daí, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, surgiu a ideia de montar um local adequado e atrativo para as crianças, e ao mesmo tempo despertar o interesse pela leitura. A coletânea apresenta livros ilustrados das mais variadas formas, cores e tamanhos.

Para a diretora da Cultura e Turismo, Dora Leila Henrique, aos poucos, o conceito antigo de biblioteca está mudando e se tornando um espaço mais lúdico. “Queremos oferecer um serviço cada vez mais qualificado aos usuários”, completa a diretora.

A organização dos livros está sendo feita pela bibliotecária Tabata Ponce, que explicou que os exemplares estão separados  por cores, que indicam o nível da leitura e facilita para que a criança faça sua própria escolha e assim, desenvolve sua própria autonomia.

Outra novidade que a criançada vai poder usufruir é a Gibioteca, que contém um acervo de 450 gibis da Turma da Mônica e de seus personagens como o Cascão, Cebolinha, Magali e Chico Bento.

Os gibis eram uma coleção particular e pertenciam à munícipe Marly Eiras que faleceu há pouco tempo, mas sua paixão pelas histórias em quadrinhas está sendo compartilhada com a população.

O projeto Biblioteca Infantil busca incentivar o processo de formação de indivíduos leitores, oferecendo uma variedade de formatos que possam estimular e despertar a curiosidade dos pequenos desde os primeiros contatos com os livros.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes - SP - CEP: 16700-000