11 MAI 2020
Prefeitura de Guararapes torna obrigatório o uso de máscara a partir desta segunda-feira (11)
O uso de máscaras vale para qualquer pessoa que transite pela rua, espaços públicos e privados.

Com o objetivo de ampliar ainda mais as ações de combate ao coronavírus no município, a Prefeitura de Guararapes publicou nesta segunda-feira, 11 de maio, o decreto nº 3.761, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial. Antes, era apenas uma recomendação, a partir de agora, a medida passa ser obrigatória para todos os cidadãos que circularem na cidade; para os estabelecimentos que executem atividades essenciais (consumidores, fornecedores, clientes e funcionários) e em repartições públicas municipais, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviços e particulares.

Em relação à fiscalização quanto ao cumprimento do decreto, será realizada pela Vigilância Sanitária e Fiscal Tributário. O descumprimento nos estabelecimentos comerciais estará sujeito a notificação e, em caso de reincidência, podem ser multados no valor de R$ 5 mil, podendo ainda, sujeitos à cassação dos alvarás de funcionamento.

O decreto ainda inclui os estabelecimentos comerciais de peças e acessórios de veículos automotores como atividades essenciais.

Também fica estendida a quarentena até o dia 31 de maios, seguindo a determinação do governo do Estado.

Orientações:

Para proteger você e sua família, o Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.