12 MAI 2020
Novo decreto libera o funcionamento de salão, barbearia e academias com restrições
O funcionamento começa a valer hoje (12) com devidas exigências seguindo as adequações do decreto federal

A Prefeitura de Guararapes publicou hoje (12), no início desta tarde, um novo decreto liberando o funcionamento de alguns segmentos, mas com as devidas exigências de proteção.

O decreto municipal nº 3.762 segue as adequações do decreto federal nº 10.344, publicado ontem (11), que inclui salão, barbearia e academias como 'atividades essenciais'.

As seguintes exigências para o funcionamento destes estabelecimentos são:

- Salões de beleza e barbearias: Os clientes terão que ser agendados e de forma individual; intervalo de tempo entre um cliente e outro que possibilite a realização da higienização do local e dos equipamentos; trocar as tolhas e capas a cada cliente; o profissional deverá usar luvas e óculos de proteção; indispensável o uso de máscara para cliente e profissional e disponibilização álcool em gel 70% para higienização das mãos.

- Academias: lotação máxima de até 20% da capacidade permitida do local; disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e dos aparelhos, colchonetes e demais acessórios a cada uso; a máscara deverá ser usada pelos profissionais e freqüentadores; distanciamento social mínimo de 1,5 metros; as janelas e portas deverão permanecer abertas para a circulação do ar.

- Missas e cultos: Lotação máxima de até 30% da capacidade permitida; disponibilizar álcool em gel 70%; os assentos deverão ser alternados entre fileiras e bancos; obrigatório o uso de máscaras; abrir todas as janelas e portas; a partilha de pão e vinho ou celebração de comunhão só poderão ser partilhados se embalados para uso pessoal e estará proibido qualquer tipo de contato físico entre os fiéis.

Lembrando que o descumprimento implicará multa no valor de R$ 5 mil e fechamento do estabelecimento durante o período da quarentena.

O decreto está disponível no Diário Oficial eletrônico no endereço: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTA4MTU5

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000