14 JUL 2020
Saúde de Guararapes inicia 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

O Departamento de Saúde de Guararapes irá realizar de 15 de julho a 31 de agosto a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, com o objetivo de conter o avanço da doença no país, imunizando o maior número possível de pessoas dentro dos grupos indicados.

A vacinação será para o público de 6 meses a 49 anos de idade e acorrerá em duas estratégias:

- A população de 6 meses a 29 anos precisa procurar a Unidade de Saúde de referência para que o profissional possa avaliar a situação vacinal;

- A população de 30 a 49, indiscriminada, irá receber a dose da vacina.

É necessário comparecer com a carteirinha de vacinação.

A campanha acontecerá na UBS Dr. Norman Storto (Postão), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Ao procurar o serviço é obrigatório o uso de máscaras e fundamental respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas e a higienização das mãos.

Para evitar o sarampo, são necessárias duas doses de vacina para quem tem até 29 anos de idade; de 30 a 49 anos, basta uma dose. E, acima de 49 anos, são vacinadas as pessoas que convivem com indivíduo suspeito da doença ou que foram à local com surto.

A doença - O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

A transmissão ocorre quando a doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

Os doentes geralmente apresentam febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.