16 SET 2020
Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio

Estamos no mês mundial de prevenção ao suicídio, o chamado também de Setembro Amarelo, uma campanha criada com o objetivo alertar a população, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema. A melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o problema.

Por isso, a pessoa que está passando por problemas de saúde mental deve procurar o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que atende pessoas de todas as faixas etárias com transtornos graves. A equipe é formada por assistente social, enfermeiro, médico psiquiatra, psicóloga e terapeuta ocupacional. Inclusive, a equipe multidisciplinar estará realizando uma roda de conversa, para orientar os profissionais da saúde do Pronto Socorro de Guararapes em relação à abordagem ao paciente com tentativa de suicídio.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens e adolescentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil.

Quando entendemos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta, fica mais claro que é fundamental incentivar a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada.

CAPS

Telefone: 3406 2228

Endereço: Avenida Tiradentes, 283, Industrial, Guararapes.

Av. Marechal Floriano, n° 565 - Guararapes / SP - CEP: 16700-000