21 SET 2020
Prefeitura realiza plantio de mudas em comemoração ao Dia da Árvore

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, 21 de setembro, a Prefeitura de Guararapes realizou o plantio de mudas e uma aula de preservação e educação ambiental.

Com a participação de adultos e crianças de uma escola de informática da cidade, que deram um exemplo de cidadania, foram plantadas 20 espécies frutíferas nativas como jabuticaba, caju, amora, cereja, entre outras, em área pública, onde está sendo construída a nova Cozinha Piloto, no Bairro Vila Medeiros. “O objetivo é criar um pomar no local”, explica a engenheira ambiental da prefeitura, Jéssica Oliveira.

Durante o plantio, os alunos aprenderam a importância de uma cidade arborizada e cheia de sombras para os animais como pássaros, por exemplo, que ganham mais árvores para se abrigar e fazer seus ninhos; sobre o processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência, chamado fotossíntese, além de tudo que pode ser reaproveitado das árvores. “Iremos realizar diversos plantios em áreas verdes do município para o reflorestamento e, também, promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente”.

Ainda segundo a engenheira ambiental, devido às denúncias recebidas sobre o envenenamento de árvores, será preciso fazer uma fiscalização. “O ato é configurado como crime ambiental, de acordo com a Lei Federal nº 9.605, finaliza ela.