09 SET 2021
Guararapes adota programa Sinal Vermelho contra violência doméstica

Dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que durante a pandemia, os números
de denúncias de violência doméstica aumentaram significativamente no período do isolamento social: os índices de feminicídio cresceram 22,2% em 2020 em comparação com os meses de março e abril de 2019.
Em busca de mudar essa realidade em Guararapes, o Departamento Municipal de Assistência Social, com a participação do CRF-SP Seccional Araçatuba, em conjunto com as polícias Civil e Militar, aderiu ao programa “Sinal Vermelho”.
Lançada no dia 10 de junho, o programa “Sinal Vermelho”, de iniciativa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), oferece às mulheres vítimas de violência doméstica um canal silencioso de denúncia: ao desenhar um X vermelho na mão e exibir o sinal ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a polícia militar será acionada após discagem ao 190 e prestará o auxílio à vítima. Para a segurança de todos e o sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes. Balconistas e farmacêuticos não são e não serão conduzidos à delegacia, assim como não serão chamados a testemunhar.