29 SET 2021
Semana Nacional da Pessoa Idosa conta com programação especial
Programação inicia nesta sexta-feira (1º) e se estende ao longo da semana.

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade, ambos com o objetivo de lembrar da importância dos cuidados com este grupo e dos direitos que eles possuem.
Por isso, a Prefeitura de Guararapes, por meio dos Departamentos de Assistência Social, Saúde, Esportes, em parceria com a Unicesumar, realiza ações em comemoração ao Dia do Idoso.
Programação:

• No dia 1º, sexta-feira, a partir das 7h30, terá caminhada no início da Praça Nossa Senhora da Conceição até o Ginásio de Esportes, seguindo de uma serenata da Cia. de Teatro “Jacinto em Serenata” acompanhado de um delicioso café da manhã.
O Asilo São Vicente de Paulo e o Recanto dos Idosos também receberão a serenata.
  • No dia 02, Sábado, a partir das 8h da manhã, no Ginásio de Esportes, profissionais da saúde irão realizar aferição da pressão e teste de glicemia.
  • No dia 05, terça-feira, às 13h, no Recanto dos Idosos, serão oferecidos cortes de cabelo, maquiagem e manicure. O evento será em parceria com os alunos da Unicesumar.
           O Recanto dos Idosos fica localizado na Rua Isidoro Antonello, 468, Bairro São Judas.
  • No dia 06, quarta-feira, às 8h, no Ginásio de Esportes, terá apresentação de um vídeo sobre geriatria, apresentação de jogos e diversas brincadeiras. Os profissionais da área jurídica estarão presentes para realizar consultoria e orientação aos idosos.
  • No dia 07, quinta-feira, a programação inicia às 8h30, no Ginásio de Esportes, com palestra da nutricionista do município relacionada à alimentação saudável; e orientações dos profissionais do esporte sobre os projetos esportivos voltados para a terceira idade.
  •  O encerramento será no dia 08, sexta-feira, no Ginásio de Esportes, a partir das 8h, onde serão disponibilizados aos idosos mesas de jogos, entre eles dominó, cartas, dama etc.

No Brasil, a data foi estabelecida quando da criação do Estatuto do Idoso, em 2003, e o Dia da Terceira Idade, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991.
Conforme o Estatuto, são consideradas pessoas idosas ou da terceira idade as que possuem 60 anos ou mais e, os direitos nele previstos, são relacionados ao tratamento perante a sociedade, à saúde digna, a uma boa qualidade de vida, entre outros.