17 NOV 2021
Muros e paredes das escolas municipais ganham desenhos e muito colorido
Impossível não notar o colorido. Os muros das escolas municipais de Guararapes, antes brancos, estão sendo preenchidos por cores e desenhos. Espaços que ganharam uma nova cara.
Os desenhos, que agora serão representados na parede de concreto, retratam as diversas brincadeiras antigas de criança de forma alegre e colorida e, por isso, encantam os pequenos e trazem aos adultos a nostalgia da infância. Além disso, estimulam as brincadeiras entre os alunos que estão cada vez mais distantes do mundo infantil por conta da intensa relação desenvolvida entre elas e a tecnologia.
O nome da arte se chama aerografia, uma técnica de pintura e ilustração que utiliza um equipamento que realiza a pulverização de líquidos, por meio de uma fonte de ar comprimido, que expele a substância através da pressão, em alta velocidade. Consiste basicamente em um instrumento similar a uma caneta, com um reservatório de tinta acima e ligado a uma mangueira de ar comprimido.
A arte está sendo realizada pelo artista plástico Ozéias Moreira, que segundo ele foram inspiradas nas obras do artista Ivan Cruz.
Ozéias, de Mirandópolis, SP, é estudante e apreciador da arte moderna, e descobriu seu interesse artístico aos 7 anos de idade. Inspirado nos traços de alguns artistas, criou seu próprio estilo, retratando a vida no campo e histórias sertanejas. É reconhecido pelos seus belos murais e muito admirado com seus painéis artísticos em escolas, espaço público, fazendas e comércio.
Atualmente é reconhecido internacionalmente e esteve representando o Brasil na Bienal Cultural de Artes em Belgrado- Sérvia, Montenegro e Grécia.
O artista está agendando para as exposições em Portugal, Veneza e Dubai, em 2022.