03 DEZ 2021
GESTÃO E RESPONSABILIDADE: Em ritmo acelerado, Prefeitura segue com os investimentos na Educação do município
Ampliação e reforma da creche Judith Niemeyer
Guararapes tem 2.885 alunos na rede municipal de ensino e aproximadamente 278 profissionais da educação.
Investir na Educação sempre foi uma das prioridades da administração municipal.
Atualmente, a rede de ensino conta com 2.885 alunos matriculados e aproximadamente 278 profissionais da área da educação.
Com o objetivo em garantir segurança, conforto e bem-estar dos alunos e professores e na formação e qualificação dos profissionais, somente neste ano de 2021, a aplicação total de investimentos empenhados com educação foi de R$ 11.979.500,00 (104% do total do orçamento), porém, dentro dos valores aplicados no ensino com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e no artigo 212 da Constituição Federal, que exige investimento mínimo de 25%, os investimentos chegaram a 27,93%, o que representa R$ 19.433.470,71.

Os serviços de melhorias contemplam:
 - A reforma e adequação da Emeb Luzia Deangelo Sanches, onde foram realizadas a construção de duas salas de aula, troca da cobertura, novos bebedouros, caixa d’água, pintura e instalações elétricas.
- Na escola Prof. José Rossi Neto as melhorias incluem troca de piso nas salas de aula, ampliação da cozinha e de salas, construção de lavanderia, banheiros e pintura total da escola.
- Ainda em obras, na creche Judith Nemeyer dos Santos serão construídas duas salas de aula, sala para os professores, banheiro com acessibilidade, adequações e reparos necessários, troca de piso, ampliação da cozinha e da lavandeira, cobertura metálica do pátio, instalação de caixa d’água, pátio para as crianças do berçário e pintura total da creche.
- A creche Eurides Amaral Marques de Oliveira irá receber readequações dos banheiros, construção de espaço de recreação para os bebês, pátio coberto com cobertura metálica. Já a creche Elsa Nacagami ganhará mais duas salas de aulas e cobertura metálica.
- Na Emeb Zelma Venâncio, os professores receberão adequações e um sala novinha.

- Os muros das escolas municipais de Guararapes, antes brancos, foram preenchidos por cores e desenhos. Espaços que ganharam uma nova cara.
Seguindo com o investindo para melhorar a qualidade do ambiente das escolas da rede municipal e garantir mais conforto e comodidade, outro ponto de destaque é a compra de 302 aparelhos de ar-condicionado que irão beneficiar aproximadamente 2.900 alunos com o sistema de climatização de todas as salas de aula.
As escolas municipais receberam novos mobiliários e equipamentos, como conjuntos de carteiras, mesas e bancos de refeitório, armários, cadeiras de alimentação, bebedouros, computadores, aparelhos de telefones, jogos de cadeiras e carteiras infantis, projetores, televisores, lousas, tripé para aparelho celular para auxiliar nas aulas remotas, impressoras, jogos de mesas e cadeiras para as cozinhas, geladeiras, máquina de lavar roupa, tanquinho, processador de alimentos e carrinhos de bebê. Além disso, cada professor irá receber um notebook.
As salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializada (CAME) foram entregue materiais pedagógicos como jogos e livros didáticos, proporcionando aos profissionais e educadores recursos que possam intervir juntos aos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo o prefeito Alex Arruda, a administração busca sempre conhecer as necessidades da educação, para que o município tenha o melhor em qualidade para os alunos e professores.