13 ABR 2022
Escolas municipais de Guararapes como integrantes na Rede de Proteção.
O Departamento de Educação iniciou uma formação aos professores da rede municipal de ensino de Guararapes que tem como foco na Rede de Proteção.
Elaborada pela assistente social do CAME (Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializada), Juliana Braga, com a participação da psicopedagoga Ana Paula R. de Castro Meira e do Conselho Tutelar, a Rede de Proteção é o conjunto de entidades, profissionais e instituições que atuam para garantir apoio e resguardar os direitos de crianças e adolescentes brasileiros, ou seja, uma forma de prevenção e combate a toda forma de violência, abuso, opressão, maus tratos e negligência.

PORQUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL COMO INTEGRANTE DA REDE DE PROTEÇÃO?
Por ser um ambiente acolhedor e de proteção; - Lócus (lugar especifico) sagrado para a revelação; - Instituição que representa o Estado; por ter a responsabilidade de acolher, ouvir, identificar, notificar e por manter uma atitude vigilante de prevenção e combate à toda forma de violência.
Na hipótese de o profissional da educação identificar, ou a criança ou adolescente revelar atos de violência, inclusive no ambiente escolar, ele deverá:
- Acolher a criança ou o adolescente;
- Informar a criança ou ao adolescente, ou ao responsável ou à pessoa de referência, sobre direitos, procedimentos de comunicação à autoridade policial e ao conselho tutelar;
- Encaminhar a criança ou o adolescente, quando couber, para atendimento emergencial em órgão do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência; e comunicar o Conselho Tutelar.
As redes de ensino deverão contribuir para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes por meio da implementação de programas de prevenção à violência.