07 JUN 2022
Guararapes: Companhia Trucks se apresenta nas escolas e aborda descarte de lixo
Com a preocupação e o compromisso com a questão ambiental, as escolas: Aimone Sala, Waldemar Queiroz, Sesi e João Arruda Brasil estão tendo a oportunidade em receber a Cia Trucks, de São Paulo, com o espetáculo “Expedição Pacífico”.
O espetáculo traz a história de grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, cuja extensão já é maior do que vários estados do Brasil juntos, uma sutil alegoria de situações da cidade de São Paulo. Na grande Ilha de Lixo do Pacífico é que vão parar toda a sorte de detritos e rejeitos da nossa humanidade. Pois bem, conduzindo uma carroça de lixo repleta de descartes, os dois “carroceiros”, gente simples e humilde, marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano.
Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas - um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras.
Realização da Empresa Sendero Cultural _ CIA TRUKS, patrocínio da Óleos Menu, pela Lei de Incentivo Fiscal, com apoio do Departamento de Cultura e Turismo.

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos em teatros, escolas, empresas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil.
O grupo dotou o seu trabalho e pesquisa cênica de uma característica singular, ao desenvolver uma técnica particular de animação de figuras, inspirada na centenária arte japonesa do Bunraku, que encantam e surpreendem plateias de todas as idades. Não somente, desenvolveu uma linguagem própria de ressignificação e animação de objetos do cotidiano, que se transformam em divertidas e poéticas personagens de espetáculos extremamente inteligentes e criativos.