13 JUN 2022
Saúde avança para zerar filas de esperas
Desde o início do ano, o Departamento Municipal de Saúde vem tentando fazer as tratativas para zerar as filas de procedimentos, exames, consultas e cirurgias seletivas, que devido à Covid-19 tiveram que ser adiados.
A partir de agora, o município, juntamente com o Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo), as demandas da sala de regulação iniciarão de forma imediata.
A Prefeitura de Guararapes, por meio do Departamento Municipal de Saúde, vai zerar a fila de pacientes que aguardam por aparelhos auditivo. A fila de espera está parada desde 2018 e a entrega dos equipamentos será realizada para 263 pacientes com deficiência auditiva. O investimento é de R$ 535.205 mil e são recursos municipal, estadual e federal.
Outra especialidade com uma longa fila de espera é a cirurgia de catarata. Segundo a diretora do Departamento de Saúde, Sabrina Ramos, existem mais de 400 pacientes esperando para realizar o procedimento cirúrgico.
A boa notícia é que ainda neste mês de junho, 200 olhos serão operados, ou seja, 100 pessoas. Com isso, a lista de espera de 2019 será zerada.
E o procedimento não irá parar por aí. Logo em seguida serão chamados novos pacientes para a cirurgia de catarata.
.