14 JUN 2022
A visão infantil sobre o Meio Ambiente por meio de desenhos
O PLANETA QUE EU QUERO. Por meio de desenhos, esse foi tema que presenteou oito alunos da rede municipal de ensino, e que faz parte do Projeto: Cuidando do Meio Ambiente, desenvolvido pelas professoras: Silvana Pedrozo e Marli Dias S. Caliri.
OS desenhos foram avaliados pela presidente de Conselho Municipal de Educação, Ângela Somaio Teixeira, e pela professora de artes, Tereza Lascala.
A solenidade para entrega das lembrancinhas dos ganhadores foi realizada na Biblioteca Municipal, na segunda-feira (13), no final da tarde, e contou com a presença dos pais, responsáveis, professores e coordenadores. Também estiveram presentes o prefeito Alex Arruda, a diretora do Departamento de Educação, Maria Inês Roberto, e a engenheira ambiental do município, Tatiana Santos da S. Magri.
Os ganhadores do melhor desenho foram:
Heloisa R. de Oliveira Marques (Maternal II – Brígida Zancaner)
Ana Lívia Oliveira Pinheiro (Pré I – Emeb Francisco Almeida Ribeiro)
Miguel Araújo Jorge (Pré II – Emeb Íris de Freitas Costa)
João Miguel dos Santos Oliveira (1º Ano – Adelmo Almeida)
Júlia de Farias Mariconi (2º Ano – Ivete Abdo Theodoro de Oliveira)
Emanuelle Maria Ventura de Barros (3ª Ano – Adelmo Almeida)
Eloá Oliveira Emidio (4º Ano – Ivete Abdo Theodoro de Oliveira)
Isabella de Souza Nogueira (5º Ano – Ivete Abdo Theodoro de Oliveira)

Além do concurso de desenhos, o Projeto: Cuidando do Meio Ambiente também, em parceria com as escolas municipais fundamental e infantil, trabalharam de forma lúdica, abordando com os alunos sobre a importância de preservar o Meio Ambiente, como: Separar materiais recicláveis, sustentabilidade, visitas em chácara para ficar em contato com a natureza, animais e plantas e a maneira correta de utilizar a água dentro de casa.
As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos.